quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Crianças e adolescentes exploram habilidades musicais.


 
A arte acompanha a evolução do homem através do tempo. A música, especificamente é uma atividade indispensável ao cotidiano do homem como forma de expressão de seus sonhos e de sua cultura. A música é assim, a linguagem do coração humano. 
 A música tem muita influência sobre o desenvolvimento das pessoas. Pesquisam mostram que crianças que vivenciam música desenvolvem partes do cérebro que estão relacionados com o processamento da linguagem e da razão, além de contribuir significadamente para o envolvimento social, pois desperta noções de respeito e ajuda a desenvolver autonomia nas atividades habituais.



Com a execução das oficinas de violão e teclado está sendo oportunizado a crianças e adolescentes de Arari a possibilidade de oprimorar o conhecimento musical, a capacidade de tocar instrumentos musicais, aumentando assim, a felicidade e autoestima.
Segundo uma das coordenadoras do projeto Nova Esperança, Irmâ Silvana, o objetivo das aulas de iniciação em violão com crianças e adolescentes tem como objetivos; identificar , explorar e incentivar suas aptidões, dons que muitas vezes encontram-se escondidos por falta de oportunidades. O projeto não visa apenas formar músicos mas  desenvolver principalmente o gosto pela música, com uma sensibilidade para perceber fenômenos musicais, tornando crianças e adolescentes identificadores de suas habilidades e sentimentos.
As Oficinas de Música é uma ação desenvolvida pelas irmãs Franciscanas da Igreja Católica, faz parte de um conjunto de projetos aprovados pelo CMDCA, financiado pelo FIA- Fundo de apoio á infância. 
É um projeto com aulas gratuitas direcionado à crianças e adolescentes sob a tutoria do professor de Música, Elinaldo Neves de Carvalho, o Doge como é conhecido na cidade. A turma é formada por 12 participantes, sendo 3 da zona rural do município, com encontros às terças e quartas , das 8horas às 10horas da manhã na sede da Pastoral da Criança do bairro Cemar. 


Por: Dorylene Martins 

 
   

MAIS IMAGENS DAS OFICINAS































Nenhum comentário:

Postar um comentário